Online Casino
Home / Posts / 8 dicas para alugar uma sala comercial

8 dicas para alugar uma sala comercial

A escolha de um imóvel residencial já é uma tarefa complicada, porque deve levar em consideração os hábitos e necessidades da família. Agora, imagine que, além das preferências pessoais, você também precise avaliar detalhes que afetam seu dia a dia profissional. É esse o desafio de alugar uma sala comercial!

Por isso, pensando em facilitar a sua vida, preparamos este artigo com 8 dicas que são infalíveis para fazer essa escolha de maneira acertada.

1. Defina o tamanho

De modo geral, as plantas de salas comerciais são bem parecidas e as variações estão relacionadas às posições de banheiros, portas e janelas. Por isso, você pode pensar em um layout genérico que vai te ajudar a entender o espaço de que precisa para realizar sua atividade.

Nesse momento, o ideal é que você calcule o tamanho para conseguir instalar com folga todos os móveis e equipamentos essenciais para o seu trabalho – e das demais pessoas que compõem a equipe, se for o caso.

Não deixe de pensar também nos aspectos relacionados ao conforto. Uma área reservada para um frigobar e para o cafezinho, por exemplo, torna o ambiente de trabalho mais agradável tanto para quem atua ali como para quem visita o local.

Considere também as perspectivas de expansão que você tem em mente. Só tome cuidado para não exagerar no dimensionamento, para não correr o risco de definir espaços que ficarão ociosos e que pesarão no valor do aluguel.

É claro que esse layout servirá apenas como uma referência e é muito provável que ele tenha que ser adaptado ou inteiramente refeito, de acordo com a planta da sala que você alugar. Porém, ele servirá como um ponto de partida, que lhe dará as informações de que você precisa para definir o tamanho da sala.

2. Escolha a localização

Para definir a localização da sala, a primeira questão que você deve responder diz respeito à importância do ponto para o tipo de negócio ao qual você se dedica. Se o ponto não for muito relevante, você poderá optar por uma sala em um local menos comercial, onde os aluguéis são mais baixos.

Por outro lado, existem atividades com características bastante peculiares, que chegam a criar polos de empresas e de profissionais que se dedicam a elas. Por exemplo, no entorno de hospitais é comum surgirem inúmeros consultórios médicos e lojas especializadas no setor, da mesma forma que próximo aos fóruns se concentra um grande número de escritórios de advocacia.

Se você trabalha em algum segmento com essas características, talvez seja conveniente alugar em áreas onde outras pessoas também se dediquem a esse ramo.

Qualquer que seja o seu caso, não deixe de verificar se existem comércios e serviços que facilitarão o seu dia a dia, como papelarias, bancos e restaurantes, nas proximidades da sala que você pretende alugar.

3. Defina o valor do aluguel

O valor do aluguel é influenciado, principalmente, pelo tamanho e acabamento da sala, pela localização e pelo padrão da construção do prédio. Disponibilidade de estacionamento e itens de conforto, como ar-condicionado, também podem afetar o valor.

Contudo, em um primeiro momento, se oriente somente pelos aspectos principais para buscar referências de valores de aluguéis de salas que se aproximam do que você precisa.

Com base nessas referências, você entenderá como anda o mercado e compreenderá o que pode encontrar pelo orçamento que tinha pensado originalmente. Se for o bastante, ótimo: você poderá se concentrar na escolha do imóvel ideal. Se, por outro lado, a sua capacidade de pagamento for limitada, comece a pensar no que é prioritário na sua escolha.

Suponhamos que a localização seja imprescindível. Então, considere alugar uma sala menor do que a que imaginou originalmente e com um padrão mais modesto. Se o ponto não representa grande importância para você, talvez uma sala em um bairro menos comercial lhe permita alugar algo maior, com um padrão melhor.

4. Para escolher, pesquise muito mais

É possível que aquela pesquisa preliminar que você fez para entender o mercado já lhe indique algumas opções interessantes, mas não fique satisfeito com elas. Sempre há a possibilidade de você encontrar algo melhor e por um preço mais interessante, desde que você se disponha a pesquisar bastante.

5. Compare as opções

Por melhor que seja a sala que você encontrar, não a alugue logo de cara. Compare os benefícios que ela oferece e o valor do aluguel que está sendo pedido com o que as outras disponíveis oferecem.

Essa comparação servirá não só para que você encontre o que procura, como também para estabelecer parâmetros que serão muito úteis na hora de negociar com o locador.

6. Negocie o aluguel

A locação é uma espécie de acordo pelo qual o locador concorda em ceder o direito de uso de um imóvel por um determinado tempo mediante o pagamento de um valor mensal pelo locatário. Portanto, sempre há a possibilidade de uma negociação em torno do preço do aluguel ou de eventuais melhorias que você queira fazer.

Se você pesquisou bastante e comparou os preços dos aluguéis de salas na mesma região ou em regiões semelhantes, terá todos os argumentos para pedir um desconto.

7. Também negocie o contrato

O contrato de locação é o documento que estabelece os direitos e os deveres do inquilino e do locador. Portanto, antes de definir os deveres, também é interessante negociar.

Nesse momento, você deve evitar multas rescisórias altas ou contratos com prazos de duração muito longos. Isso pode não ser interessante caso você precise se mudar em curto espaço de tempo, por exemplo.

8. Atenção à vistoria

O laudo de vistoria deve ser parte integrante do contrato. Ele é essencial para que você possa documentar o estado em que recebeu a sala, que deverá ser entregue nas mesmas condições no fim do contrato.

Fonte: Blog Viva Real.

About Vila Rica

Somos uma empresa Imobiliária que trabalha com aluguéis de imóveis, compra e venda, administração de bens e condomínio, além de incorporações imobiliárias. Há mais de 40 anos atuamos no mercado do Vale do Rio dos Sinos tendo como marca a seriedade, a honestidade e a inovação. Nosso principal objetivo é facilitar a vida das pessoas através da prestação de serviços imobiliários, realizando o sonho de nosso cliente. Investimos em pessoas e novas tecnologias para oferecer ao nosso cliente o melhor custo /beneficio nas áreas e nas cidades em que atuamos: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio, Sapucaia do Sul e Porto Alegre.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top