Online Casino
Home / Decoração / QUARTO MONTESSORIANO: ENTENDA O MÉTODO E APRENDA A DECORAR O AMBIENTE

QUARTO MONTESSORIANO: ENTENDA O MÉTODO E APRENDA A DECORAR O AMBIENTE

O objetivo é oferecer um lugar com móveis e objetos na altura dos olhos da criança para que ela possa desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança.

quarto-montessoriano-1

No quarto da pequena Alice, a arquiteta Cristiane Passos investiu em uma base neutra com madeira clara (Foto: Andrea Marques//Divulgação NaToca)

Um quarto para bebês, e não para adultos. Essa é a principal premissa de um quarto montessoriano, metodologia de ensino criado pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907.

O método prioriza a autoeducação. Ou seja, o quarto deve oferecer elementos – posicionados na altura da criança – que estimulem o desenvolvimento e a autonomia de forma segura para que ela se sinta à vontade para explorar o espaço.

Por isso, ao invés de camas altas, colchões no chão oferecem maior liberdade para os pequenos, que podem deitar e levantar quando quiserem. Os brinquedos devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los à vontade. Para despertar o interesse e não gerar monotonia, especialistas indicam que eles sejam oferecidos em esquema de rodízio e trocados há cada 15 dias.

Outros elementos importantes na composição do ambiente montessoriano:

Espelho | Para que seu filho possa se reconhecer. Ele deve ser colado em uma placa de MDF ou madeira e preso à parede para evitar que, se quebrar, os pedaços se soltem e machuquem a criança.

Barra afixada na parede | O objetivo é facilitar que a criança fique em pé e comece a andar.

Tapete | Para proporcionar experiências sensoriais para os bebês e delimitar o espaço de brincadeiras para os maiores.

Armário baixo | Armazene neste espaço poucas opções de roupas para que a criança possa escolher com facilidade.

SEGURANÇA

Em um ambiente com elementos ao alcance da criança, a principal preocupação dos pais é com a segurança. A arquiteta Cristiane Passos, responsável pelo projeto do quarto da Alice, alerta para as precauções que devem ser tomadas:

– Evite móveis ou outros elementos com quinas.

– Não use quadros com vidros. Prefira acrílico.

– Fixe os objetos na parede com fita dupla face. Evite o uso de pregos.

– Tome cuidado com móveis instáveis que possam tombar.

– Esconda e proteja as tomadas.

DECORAÇÃO

As jornalistas Isabela Caban e Simone Raitzik, da revista online Na Toca Design, mostram os detalhes de um projeto montessoriano para você se inspirar.

No quarto da pequena Alice, a arquiteta Cristiane Passos investiu em uma base neutra com madeira clara e escolheu objetos e tecidos em dois tons bem clarinhos, o rosa e o cinza. Para fugir das cores pastel e da monotonia, Cris escolheu um tecido amarelo forte. A cor também aparece nos adesivos na parede.

A simpatia dos pais pela linha montessoriana fez com que a arquiteta Cristiane Passos buscasse ideias para dar graça ao colchão no piso (Foto: Andrea Marques//Divulgação NaToca)

A simpatia dos pais pela linha montessoriana fez com que a arquiteta Cristiane Passos buscasse ideias para dar graça ao colchão no piso (Foto: Andrea Marques//Divulgação NaToca)

Os tecidos escolhidos têm a estampa chevron em rosa e cinza claro (Foto: Andrea Marques//Divulgação NaToca)

Os tecidos escolhidos têm a estampa chevron em rosa e cinza claro (Foto: Andrea Marques//Divulgação NaToca)

A lousa na porta relembra as medidas do nascimento de Alice (Foto: Andrea Marques//Divulgação NaToca)

A lousa na porta relembra as medidas do nascimento de Alice (Foto: Andrea Marques//Divulgação NaToca)

quarto-montessoriano-16

Prateleiras arredondadas com madeira clara expõem os livros na altura das crianças (Foto: Andrea Marques//Divulgação NaToca)

Fonte: Casa e Jardim 

About Vila Rica

Somos uma empresa Imobiliária que trabalha com aluguéis de imóveis, compra e venda, administração de bens e condomínio, além de incorporações imobiliárias. Há mais de 40 anos atuamos no mercado do Vale do Rio dos Sinos tendo como marca a seriedade, a honestidade e a inovação. Nosso principal objetivo é facilitar a vida das pessoas através da prestação de serviços imobiliários, realizando o sonho de nosso cliente. Investimos em pessoas e novas tecnologias para oferecer ao nosso cliente o melhor custo /beneficio nas áreas e nas cidades em que atuamos: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio, Sapucaia do Sul e Porto Alegre.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top